terça-feira, 21 de julho de 2009

Parque Nacional da Tijuca


A Floresta da Tijuca

As terras do maciço da Tijuca começaram a ser desmatadas em meados do século XVII, com o início do ciclo da cana-de-açúcar e posteriormente dando lugar aos plantios do café. Percebendo as dimensões do estrago, devido às sucessivas secas na cidade e com o objetivo de proteger os mananciais hídricos, o Imperador D. Pedro II inicia oficialmente em 1861, sob coordenação do major Manoel Gomes Archer, o reflorestamento do maciço da Tijuca.

O Parque Nacional da Tijuca, criado em 1961 é um dos maiores parques urbanos do mundo e o único Parque Nacional do Brasil localizado em área urbana. Com 3.972,00 ha, o parque representa hoje um exemplo concreto do processo de sucessão secundária e replantio heterogêneo e tem grande importância ambiental e cultural para a cidade do Rio de Janeiro, o parque foi elevado a Reserva da Biosfera em 1991.

A flora nativa do parque conta com espécies importantes como a paineira (Chorisia crispifolia) o jequetibá (Cariniana legalis e C. estrelensis) e a sapucaia (Lecythis pisonis). Como representantes da fauna de vertebrados do parque podemos citar como mamíferos os gatos-do-mato (Herpailurus yagouaroundi, Leopardus tigrina e L. wiedii) a preguiça (Bradypus variegatus) o furão (Galictis cuja), o mão pelada (Procyon cancrivorus), a irara (E. Barbara), dentre os répteis temos serpentes como (Bothrops jararaca, B. jararacussu, Chironius bicarinatus, Boa constrictor) e inúmeras espécies de aves e anfíbios.

O parque com suas nascentes de água cristalina e vegetação exuberante torna o clima mais ameno na cidade, e também protege as encostas contra desmoronamento, evita enchentes e fornece água pura a uma parcela da população. Além é claro de preservar parcela importante de biodiversidade do Bioma Atlântico carioca.
 
Fica aqui o convite para conhecer este patrimônio da humanidade.
Informações e Inscrições:
Marcus Pinto Silveira
Biólogo Especialista em Gestão Ambiental
Telefone residencial: (021) 3350-5222
Celulares: (021) 9211-8307 (TIM) ou (21) 8618-7037 (OI).
e-mail/MSN: biologo_marcus@hotmail.com
http://facebook.com/biologo.marcus
http://biologiasilvestre.blogspot.com
http://biologia-conservacao.blogspot.com/

2 comentários:

Érika disse...

Visite
http://o-c-alive.blogspot.com/2011/01/retratos-do-mangue-da-praia-das.html
É o blog do Parque Ambiental Prai das Pedrinhas em São Gonçalo Rio de Janeiro

Érika disse...

Visite
http://o-c-alive.blogspot.com/2011/01/retratos-do-mangue-da-praia-das.html
É o blog do Parque Ambiental Prai das Pedrinhas em São Gonçalo Rio de Janeiro